Por que as vinhetas de Silvio Santos causaram tanta polêmica

Slogan da ditadura militar (Reprodução)
Na manhã desta terça-feira, 06, o canal de Silvio Santos, o SBT, lançou uma série de vinhetas em sua programação com discursos nacionalistas. Durante as exibições, chamou mais atenção do telespectador a vinheta que tocava o hino nacional e exibia o slogan “Brasil, ame-o ou deixe-o”.
O debate sobre as propagandas surgiram e se tornou um dos principais assuntos da internet, ocupando as primeiras colocações nos trends topics do Twitter.  A imprensa tratou de informar que a decisão de veicular a mensagem partiu do apresentador e dono da emissora, Senor Abravanel, o popular Silvio Santos.
Boa parte não havia compreendido a mensagem. Quando o assunto ganhou notoriedade, a discussão pautou as conversas virtuais e um lado defendeu o consagrado comunicador, enquanto uma outra ala considerou a ação do empresário abusiva, desrespeitosa e intimidadora.
É preciso ressaltar que a frase “Brasil, ame-o ou deixe-o” ganhou popularidade na gestão Emílio Garrastazu Médici, que comandou o Brasil durante os anos de 1969 a 1974, no período conhecido como Milagre Econômico, apesar de, tempos depois, ser acusado o momento do país que prejudicou os mais pobres, além de iniciar as negociações com as empreiteiras envolvidas em casos de corrupção no Governo PT.Os diretores do canal se assustaram com a repercussão negativa e decidiram tirar do ara propaganda com a particular mensagem. A justificativa dada pela direção para a equipe da Folha de São Paulo foi que a emissora não sabia que o slogan tinha essa representatividade equivocada.
A emissora fez questão de ressaltar que as vinhetas não tem qualquer relação política e nem com a vitória de Jair Bolsonaro à Presidência. É preciso lembrar que o capitão reformado é um dos defensores da ditadura militar e muitos compreenderam que o SBT exibiu as propagandas como demonstração de apoio ao futuro governante do Brasil.
Os telespectadores e jornalistas compreendem essa ação da emissora como um claro sinal positivo para Bolsonaro. Talvez seja uma iniciativa do SBT para se tornar uma das queridinhas do Deputado Federal, hoje cargo ocupado pela Record TV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SBT assina com gigante do entretenimento e anuncia nova transmissão

Bomba : Novidades do SBT fazem audiência da emissora cair até 34%; apenas duas atrações se salvam

Luiz Bacci no SBT? O que Daniela Beyruti pensa para o ex-Record em 2025