Demissão e processo: Como a demissão de Hermano Henning mexeu com o jornalismo do SBT
Hermano Henning (Foto: Reprodução/SBT)
O jornalista Hermano Henning, âncora do jornal Rede Brasil, ganhou do SBT ação trabalhista em primeira instância no Fórum de Osasco. A informação surgiu através do apresentador Milton Neves. Vale ressaltar que o antigo funcionário da emissora de Silvio Santos pediu reconhecimento do vínculo trabalhista, férias, 13°, depósito do FGTS, multa de 40% por conta da demissão, dano salarial e indenização por danos morais.
Quem lê este tipo de notícia, com certeza se pergunta o que houve entre Hermano e o canal da família Abravanel. Um dos jornalistas mais experientes do país, Henning trabalhou no SBT durante 23 anos, tornando-se um dos principais nomes do jornalismo da emissora.
Para saber o que houve, a equipe do “O Canal” conversou com alguns funcionários da emissora com o objetivo de descobrir qual o motivo do desligamento do profissional com a emissora
MUDANÇA NA LINHA EDITORIAL
Um influente funcionário da casa explicou que a direção da emissora considerava Hermano um dos melhores jornalistas do país, contudo, muito elitista. O canal tem buscado oferecer popularizar um pouco mais o setor de jornalismo, dando mais espaço ao Dudu Camargo e Marcão.
“O Hermano não tem postura para fazer jornal popularesco. Ele é mais calmo, sério, faz um jornalismo em bancada… São mais de 20 anos que o Hermano segue o mesmo padrão e não seria justo que a emissora o levasse para esse caminho mais popular”, explicou o profissional.
O funcionário garante que a decisão do corte é apenas pela linha editorial. Com outros nomes mais fortes, sobrou para Hermano o desligamento. “Por mais que o Henning tenha credibilidade, a Rachel Sheherazade e o Carlos Nascimento têm status maiores que qualquer outra pessoa no jornalismo do SBT. Então tiveram que desligá-lo”, explicou.
FOI SURPREENDENTE
Um dos repórteres do SBT falou que o desligamento causou espanto em todos da emissora. Apesar da emissora já ter sinalizado que iria para o caminho mais popularesco, ninguém imaginava que o Hermano seria demitido da empresa que trabalhava há mais de 20 anos.
“Foi surpreendente. A gente sabia que o Jornal do SBT seria cancelado mais cedo ou mais tarde. Contudo, acreditávamos que a direção iria oferecer um no o formato ao Henning”, contou o funcionário. “Chegou a circular nos corredores que ele apresentaria um programa de cavalos na manhã dos finais de semana, mas, infelizmente, isso não ocorreu”, acrescentou.
PROCESSO
A história de Hermano está ligada ao jornalismo do SBT. Ambos cresceram juntos, entretanto, com o tempo, cada um seguiu o seu destino. A emissora de Silvio Santos sofre para ganhar maior credibilidade por parte dos críticos, enquanto Henning saiu com status de grande jornalista.
Mais do que a demissão, o processo pegou os diretores do canal de surpresa. Com uma personalidade serena, não era aguardado que Hermano fosse entrar na justiça para buscar direitos trabalhistas. Mas, como explicaram os funcionários, ninguém também esperava que o SBT fosse demitir um dos seus principais profissionais do setor de jornalismo.
A primeira parte do processo já passou. Henning venceu e agora resta ao SBT recorrer. O fim desta história ninguém sabe, contudo, caso alguém acreditava que Hermano poderia voltar ao canal um dia, talvez essa esperança tenha acabado.
Comentários
Postar um comentário