Se não apostar firme nas manhãs, SBT não mudará as tardes

 

Logo SBT Manhã
Reprodução internet

O SBT não pode se dar ao luxo de escolher uma ou duas faixas da grade para concentrar seus investimentos e estratégias. Atualmente, praticamente todos os horários necessitam de uma atenção para evitar que a audiência caia ainda mais e obrigue a direção a trocar tudo o tempo todo. Toda essa instabilidade e as mexidas que não surtem efeito passam ao telespectador e ao mercado uma ideia de que algo não está legal lá pela Anhanguera.

Nesta quarta-feira (23/7), Gabriel Oliveira, da coluna Canal D, trouxe uma informação muito preocupante. “Parte da Cúpula da rede defende que é melhor implodir toda a faixa matinal, mas acabar turbinando o restante do dia”, destaca a coluna. Se esse é realmente o olhar da direção do SBT, melhor jogar a toalha e desistir definitivamente de trabalhar para aumentar a audiência da emissora. Esse pensamento vai de encontro ao que sempre funcionou na televisão brasileira: um programa joga público para o outro e, assim, hora após hora, a média cresce. Ao quebrar com essa regra, cria-se uma dificuldade maior.

Um bom exemplo é o que acontece com a RedeTV!. Com muitos horários vendidos nas faixas da manhã e tarde, sua audiência é praticamente zero até o A Tarde é Sua. Sônia Abrão é uma verdadeira montanha na grade, a única capaz de fechar com média acima de 1,2 ponto. Isso representa, em alguns casos, mais do que o dobro da audiência das demais atrações. E como na sequência volta um programa religioso, tudo o que ela e seus comentaristas conquistaram vai por água abaixo.

Até onde vai a insistência?

Antes do SBT estrear o Bom Dia & Cia, as manhãs da emissora começavam a incomodar a Record. Foram vários os dias em que a TV de Daniela Beyruti fechou das 06 às 12h na vice-liderança. Mas, agora sofre para aumentar sua média/manhã. Nesta terça-feira (22/7), o SBT marcou apenas 2,2 pontos, contra 3,1 da Record. Nesta faixa, o pior desempenho foi o do infantil de Patati e Patatá, que ficou com 1,7 de média.

O que se vê atualmente na grade do SBT é um efeito Ioiô pela manhã e tarde. A Caverna Encantada Às 17h amargou 1,7 de média, o mesmo índice de Chaves. Não é nem preciso dizer que a Band ultrapassou com folga o SBT. Agora, ainda segundo a coluna Canal D, o alto comando da emissora quer transferir A Caverna Encantada pela manhã, provavelmente em parte do SBT Manhã. Se isso ocorrer, serão quase duas horas de programas voltados para quem não está à frente da TV.

A pergunta que fica é: pra que insistir no que não funciona? E mais: será que vale mesmo sacrificar as manhãs? Nesse atual momento onde se atira para todos os lados, o importante é focar na recuperação da audiência e desenvolver uma grade consistente e com degraus que subam. Ainda dá tempo!

Fonte :José Armando Vannucci

https://www.canaldovannucci.com.br

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

César Filho deixa o SBT Brasil e Simone Queiroz assume telejornal

Luiz Bacci no SBT? O que Daniela Beyruti pensa para o ex-Record em 2025

Eliana confirma volta ao SBT um ano após deixar a emissora