3 décadas depois, SBT acaba com setor de dramaturgia e mira parceria com a Disney

Foto de Iris Abravanel, autora de A Caverna Encantada

Iris Abravanel é autora de A Caverna Encantada, última novela produzida pelo SBT (foto: Divulgação/SBT)

O que era uma possibilidade já é uma certeza: o SBT não terá mais um departamento de teledramaturgia. A cúpula da emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024) bateu o martelo e decidiu encerrar as atividades do setor já a partir do próximo mês, com o término das gravações da série Quem Vai Ficar com Mamãe?. Os funcionários do departamento já foram avisados de que a rede descontinuará o núcleo definitivamente a partir do dia 4 de agosto. Isso, no entanto, não significa que o canal deixará de investir em seriados, novelas e outras produções do gênero.

TV Pop apurou que a emissora seguirá o mesmo modelo de negócios da Record: o SBT deixará de ter um núcleo de dramaturgia e passará a servir apenas como exibir de produtos produzidos por terceiros, ainda que feitos sob encomenda da rede e de eventuais parceiros. Nas próximas semanas, segundo fontes bem posicionadas da reportagem, a emissora anunciará um acordo com a Disney para a produção de uma novela em 2026. As duas vão dividir os custos e eventuais lucros da produção, que será entregue para uma produtora terceirizada, que usará os estúdios da rede.

A Disney está interessada em turbinar seu serviço de streaming com conteúdos nacionais e negocia a primeira janela de exibição da trama. Ela e o SBT já são parceiros em A Caverna Encantada, mas de forma diferente: atualmente, a emissora entrega um produto pronto para a multinacional, que apenas sublicencia os capítulos que já foram transmitidos na televisão. O conglomerado do mascote Mickey Mouse não tem nenhuma influência na produção da trama, diferentemente do que aconteceu com A Infância de Romeu e Julieta, que foi realizada pela rede e pelo Prime Video.

Mesmo com a audiência insatisfatória, Romeu e Julieta foi uma produção superavitária para a nova realidade do mercado audiovisual do país, diferentemente de A Caverna Encantada, que não conseguiu dar lucro nem mesmo com o licenciamento de produtos. O insucesso comercial do folhetim foi determinante para que a emissora, que atravessa um momento financeiro complicado, decidisse encerrar o seu departamento de teledramaturgia: outro fracasso do mesmo porte poderia ser fatal para as finanças da emissora, que segue enfrentando uma delicada reestruturação.

Funcionários já estão sendo dispensados pelo SBT

Para evitar retaliações de sindicatos, o SBT decidiu fazer uma demissão escalonada dos funcionários do núcleo. Os primeiros cortes, feitos nesta terça-feira (15) e nesta quarta (16), atingiram os colaboradores que atuavam na cenografia, maquiagem e figurino das produções do setor. Ariel Moshe, profissional com mais de 50 anos de carreira e que atuava como diretor de elenco desde a adulta Corações Feridos (2010, mas exibida apenas em 2012), foi um dos dispensados na primeira leva da nova rodada de cortes.

Em junho, TV Pop antecipou em primeira mão que outros 50 colaboradores da área já haviam sido dispensados pela emissora. Naquele momento, porém, o encerramento do setor ainda era apenas uma hipótese, e não uma certeza. O martelo sobre o fim das atividades do núcleo só foi batido no início do mês, quando Rinaldi Faria assumiu a superintendência de criação e conteúdo. Braço direito de Daniela Beyruti, o executivo defende que o SBT precisará tomar diversas medidas de austeridade para seguir funcionando — o fim da dramaturgia é apenas a primeira delas.

A parceria com a Disney só não foi oficializada por conta de entraves burocráticos, vistos como naturais para uma negociação desse porte. Durante a dispensa dos funcionários, a rede sinalizou que o momento não representa o fim das produções de dramaturgia, e sim um novo começo — tanto que há uma promessa de que os colaboradores demitidos vão ser recomendados para atuar com as produtoras que assumirem os produtos da área. A reportagem do TV Pop procurou a assessoria de imprensa da emissora, que inicialmente disse que não iria falar sobre o tema.

No entanto, horas depois da publicação deste texto, o SBT enviou o seguinte posicionamento:

O SBT está dando seguimento às ações de reestruturação já previstas anteriormente no departamento de teledramaturgia e novas ações serão anunciadas no momento oportuno.

Fonte : TV POp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

César Filho deixa o SBT Brasil e Simone Queiroz assume telejornal

Luiz Bacci no SBT? O que Daniela Beyruti pensa para o ex-Record em 2025

Eliana confirma volta ao SBT um ano após deixar a emissora