Contratados do SBT quebram regra e divulgam números distorcidos de audiência; entenda

Erlan Bastos de terno e com semblante assustado divide tela com Felipeh Campos que está sorridente com uma foto sua no cenário do Primeiro Impacto do SBT
Erlan Bastos do 'SBT Tocantins' e Felipeh Campos do 'Primeiro Impacto'Reprodução/Instagram

 Recentemente, Erlan Martins dos Santos, conhecido como Erlan Bastos, apresentador do programa “Tá na Hora – Tocantins” (SBT), tem causado polêmica ao divulgar números de audiência de maneira irregular. O jornalista, contratado pela afiliada do SBT, tem feito publicações constantes nas redes sociais, especialmente no X (Twitter), onde compartilha dados de audiência em tempo real (Real Time) fornecidos pelo Ibope.

Em suas postagens, Erlan destaca comparações entre os programas da emissora e da concorrência, como a Record. Um exemplo disso foi quando afirmou que o SBT superou a Record por vários minutos com o programa “Primeiro Impacto”, mas que a audiência só seria amplamente divulgada quando o SBT estivesse em uma posição inferior. O jornalista acompanha os números com prints de sua tela, mostrando os dados em tempo real.

Em outras postagens, Erlan divulgou números detalhados de audiência dos programas “Tá na Hora” e “Primeiro Impacto” (SBT), apresentando informações como se fossem dados consolidados. No entanto, esses números não representam a audiência final e podem ser alterados conforme os dados completos chegam à base do Ibope.

Print do Twitter de Erlan Bastos com Real Time
Reprodução/X

Além disso, o colunista de fofocas Felipeh Campos, comentarista do programa “Primeiro Impacto” (SBT), também compartilhou números de audiência semelhantes aos de Erlan, usando uma abordagem mais provocativa. Ele chegou a afirmar: “SBT dá uma surra na Record por meia hora com Primeiro Impacto!” em uma postagem nas redes sociais.

Reprodução/Instagram

De acordo com informações obtidas pela reportagem do site Bastidores da TV, até o momento, Erlan Bastos já divulgou cerca de 20 postagens com números de audiência. A prática vai contra as regras estabelecidas pela Kantar Ibope Media, responsável pela medição de audiência no Brasil, que proíbe a divulgação de dados de Real Time sem autorização.

O que diz a Kantar?

A Kantar Ibope Media se pronunciou sobre o caso, explicando que “não permite a transferência a terceiros de seus dados sem a devida previsão contratual para tanto, e que qualquer divulgação deve se dar conforme as regras de divulgação ali previstas, as quais são devidamente alinhadas com o mercado.”

Por sua vez, a assessoria de imprensa do SBT também se manifestou, informando que a emissora está “apurando” a situação.

Importante destacar que os dados de audiência divulgados por Erlan e Felipeh Campos são de Real Time, o que significa que são números parciais e podem ser ajustados conforme os dados completos são processados pelo Ibope. A divulgação desses números, antes da consolidação final, pode ser enganosa e gerar distorções nas comparações de audiência.

Fonte : Portal Alta Definição 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SBT assina com gigante do entretenimento e anuncia nova transmissão

Bomba : Novidades do SBT fazem audiência da emissora cair até 34%; apenas duas atrações se salvam

Luiz Bacci no SBT? O que Daniela Beyruti pensa para o ex-Record em 2025