TV aberta está acabando? Clássicos mexicanos no horário nobre do SBT

 


Esta edição do Vannucci Responde traz perguntas sobre a dramaturgia do SBT, principalmente sobre a parceria para a produção de novelas. A crise na TV aberta e o futuro do streaming também estão entre as perguntas enviadas pelos internautas.

O Vannucci Responde em texto é publicado todos os domingos aqui no site. No Canal do Vannucci no Youtube são postados três vídeos por semana, com perguntas que chegam através das redes sociais @javannucci ou no espaço reservado aos comentários no vídeo.

Boa leitura e quero saber sua opinião.

Olá Zé Armando, tenho muitos questionamentos sobre a reticência do SBT em exibir os grandes clássicos no horário nobre: seria por faturamento ou qualidade de imagem? Sei que os executivos gostam de conteúdo inédito, mas nas últimas tentativas, como as exibições da nova versão de “A Usurpadora” e “Se Nos Deixam” a audiência não correspondeu. Por que não tentam exibir “A Usurpadora”, “Maria do Bairro” ou sucessos mais recentes como “Teresa” e “Coração Indomável” no prime time? Tieta tem sido um exemplo de sucesso na Globo.

@ademir7847

Muitos executivos de TV acreditam que, ao exibir uma novela inédita internacional em seu horário nobre, você assume publicamente que não possui capacidade para produzir dramaturgia própria e de qualidade. Por isso, nos últimos anos o SBT evitou tramas mexicanas no prime time, principalmente com o êxito de suas histórias infanto-juvenis. Entretanto, o formato parece ter se esgotado e uma variedade pode ser muito interessante para a emissora.

Força de Mulher faz sucesso na Record e prova que para o público o que interessa é a história ser boa e envolvente. Sei que, recentemente, as novelas mexicanas mais atuais não funcionaram muito bem no SBT. Sobre isso, conversei com algumas pessoas e entendo que os noveleiros andam questionando os atuais textos e com o desejo de rever antigos trabalhos. Você deu um exemplo muito certeiro. Tieta levou um novo público para as tardes da Globo e só reforçou que o que desejamos é uma boa história.

Mas, Tieta não está no prime time. Será que se ela fosse exibida no horário nobre teria tamanha aceitação? Ou seja, dá uma longa conversa sobre a teledramaturgia. Entretanto, diante do atual cenário e da necessidade de frear a queda de audiência, o SBT pode e deve arriscar com um clássico no horário noturno. Se não der certo, só se inspirar em Silvio Santos e alterar a faixa de exibição.

Vannucci, cresci vendo novelas no SBT. Amava as tramas mexicanas e assisti a maior parte das versões que a emissora fez dos originais Televisa. Para mim, a joia dessa coroa é Esmeralda, que ficou tão boa, ou quiçá melhor que a original. Apesar disso, na maioria dessas tramas achava o roteiro cópia e cola, faltavam algumas tintas mais brasileiras ali naqueles originais. Na atualidade, com tanta gente boa disponível no mercado – atores, diretores, autores etc. – não seria viável, adaptando à realidade atual de custos, produção em parceria, de retomar a dramaturgia adulta da emissora?

@guilherme_morais

Lá no SBT já se discute a produção de uma novela mais adulta, mas voltada para toda a família. Daniela Beyruti não quer uma dramaturgia excludente, mas sim que possa reunir à frente da tela crianças, jovens, adultos e pessoas mais velhas. Até onde sei, a sinopse da próxima novela de Íris Abravanel já segue nesse pensamento. Para que isso se torne realidade, o departamento de dramaturgia do SBT terá que olhar diferente para a concepção de cenários, figurinos e dinâmicas.

Além disso, o SBT já discute com a produtora de Boninho a viabilidade da produção de uma novela mais compacta. Esse é um processo que demora um pouco, afinal, o planejamento orçamentário precisa ser muito bem realizado para evitar surpresas mais adiante.

O SBT não descarta fechar parcerias com plataformas de streaming para ser a segunda tela para séries ou novelas. Definitivamente, a emissora parece caminhar para um novo jeito de realizar, produzir e exibir sua programação. Vejo sinais bem positivos.

Por que o SBT não adapta as novelas de Janete Clair que já tem os direitos e joga as infantis que estão indo mal pro +SBT? As infantis fazem sucesso no digital. As obras Janete Clair são excelentes.

Jacó Batista

Os textos que o SBT adquiriu de Janete Clair foram criados para o rádio e, por isso, necessitam de muitas adaptações. Talvez sirvam como ponto de partida para novas tramas, isso se reunirem algumas sinopses numa só. As radionovelas possuem uma narrativa mais simples, com menos personagens e com duração menor.

Realmente, as tramas infantis do SBT garantem ótimos resultados nos serviços de streaming. O melhor exemplo disso foi o fato da Disney comprar a novela A Caverna Encantada sem saber muitos detalhes da trana, muito antes de sua estreia.

Fonte : José Armando Vannucci- José Armando Vannucci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SBT assina com gigante do entretenimento e anuncia nova transmissão

Bomba : Novidades do SBT fazem audiência da emissora cair até 34%; apenas duas atrações se salvam

Luiz Bacci no SBT? O que Daniela Beyruti pensa para o ex-Record em 2025