Teleton traz o retrato atual do SBT e indica o que deve mudar

Patrícia Abravanel, Ronaldo Fenômeno, Celso Portiolli e Galvão Bueno no palco do Teleton

Celso Portiolli falou sobre a admiração que tem por Galvão Bueno. Foto: Rogério Pallata/SBT

Apesar do Teleton ter atingido a meta, a edição de 2025 da maratona em prol da AACD trouxe informações preciosas e muitas discussões sobre a dificuldade na arrecadação. Já na madrugada de domingo, Patrícia e Daniela Abravanel revelaram uma conversa que as duas tiveram dias antes. Os estrategistas do SBT e da AACD apontavam maior dificuldade para atingir o valor planejado inicialmente. E vários fatores apontavam para este cenário.

O intervalo entre o Teleton e o Criança Esperança foi pequeno em 2025. Portanto, uma parcela do público já tinha realizado sua doação e nem todos conseguem dispor de um valor significativo sobrando em conta. Aliado a isso, uma perspectiva de “cheques” menores das empresas. Muitas instituições reduziram suas doações diante de uma realidade de finanças mais apertadas. Além disso, uma performance de audiência modesta do SBT nos últimos meses. E foi esse ponto que ampliou as discussões dentro e fora da emissora.

Esta edição do Teleton registrou em boa parte de seu tempo índices menores do que em anos anteriores, um espelho do que acontece de uma forma geral com o SBT. A emissora tem registrado entre 2,5 e 3,0 pontos na média/dia e fechou outubro com 3,3 pontos na Grande São Paulo. Não seria somente a maratona televisiva que conseguiria mudar este cenário, apesar de um elenco dos mais interessantes.

Esforços, dedicação e entregas

O Teleton sempre mexeu com as emoções do público e dos artistas que passam pela maratona. Durante anos, Silvio Santos mostrou a todos seu compromisso com a viabilização dos trabalhos da AACD e que este era um momento de entrega e paixão. Além disso, deixava claro que apostava na solidariedade do brasileiro. Ele nos ensinou a praticar essa solidariedade dentro das possibilidades de cada um. Ninguém era especial com doações maiores; muito pelo contrário. Pra ele, quem tem mais, tem a obrigação de ajudar com mais.

As filhas de Silvio Santos fazem questão de levar esse legado à frente. E isso ficou claro durante as últimas horas do Teleton 2025. Avançar 40 minutos na grade para tentar bater a meta foi o de menos. Patrícia e Rebeca convocaram seus maridos para o Gol Show, deixando bem claro que Teleton exige o envolvimento familiar. Com seu sorriso mais tímido, Daniela renovou o compromisso de colocar o SBT à serviço da AACD e, principalmente, da sociedade. E para isso terá ao seu lado o elenco da emissora, cantores e artistas das TVs concorrentes.

Mas, apesar de todo o entusiasmo com a meta atingida, as avaliações finais do Teleton não poderão colocar peneira para tapar o sol. Ultrapassar os R$ 35 milhões não tira do foco a dificuldade para arrecadar as doações e a audiência baixa da emissora durante todo o sábado. E é aqui que os executivos precisam analisar e entender o motivo por menos telespectadores no dia a dia do SBT. Uma boa oportunidade para se rever algumas apostas.

Agora, vamos combinar, ninguém faz melhor uma maratona como esta. A equipe do Criança Esperança precisa aprender o que é show cheio de comunicadores, carisma e naturalidade.

Fonte : José Armando Vannucci

https://www.canaldovannucci.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luiz Bacci no SBT? O que Daniela Beyruti pensa para o ex-Record em 2025

Eliana confirma volta ao SBT um ano após deixar a emissora

Gabriel Cartolano expõe a realidade sobre sua possível saída do ‘Fofocalizando’, no SBT: “Eu tive a conversa”