Bom Dia & Cia não pode continuar no ar e levar o SBT a números tão baixos

 

Patati e Patatá tomam café da manhã no Bom Dia & Cia
Bom Dia & Cia agora entra no ar às 7h35 da manhã. Foto: Reprodução SBT

O Bom Dia & Cia escancara uma triste realidade do SBT e também da televisão brasileira. Infelizmente, os programas infantis não funcionam mais na TV aberta e resgatar as crianças será uma missão quase impossível e que exigirá muita paciência e, principalmente, sangue frio para lidar com a audiência.

Desde que entrou no ar, o Bom Dia & Cia com Patati e Patatá se mostrou como um equívoco. Primeiro, ao ficar entre dois jornais policiais. Depois, pelo horário escolhido (9h às 11h), com poucas crianças à frente da TV. Mas, transferido para mais cedo, a situação só se agravou. Na última terça-feira (17/6), o infantil amargou apenas 1 ponto de média na Grande São Paulo. Isso representa apenas 4,5% do público que está à frente da televisão nesse horário. É uma marca muito pequena para uma emissora com a história construída por Silvio Santos. Nessa terça-feira, entre 07 e 12h, o SBT registrou 2 pontos de média e a Record 3,6 pontos.

Na segunda-feira (16/6), o placar não foi muito diferente. O Bom Dia & Cia fechou com 1,3 de média e 5,7% de share. Essa audiência derruba toda a grade da manhã da emissora. Entre 07 e 12h, o SBT ficou com 2,4 pontos (9,5% de share) contra 3,7 pontos (14,7%) da Record. Entretanto, nas duas semanas anteriores às mudanças da grade, a TV comandada por Daniela Beyruti ultrapassou em várias ocasiões a concorrente na média/manhã.

Sangue frio e sem paixões

A triste situação do Bom Dia & Cia precisa ser encarada e solucionada. E, para isso, paixões precisam ficar de lado e as decisões tomadas com sangue frio. É de se aplaudir o compromisso de Daniela Beyruti em resgatar as crianças para a frente da televisão, mas esses números apontam que talvez não seja isso o que garota quer. Ou que não é a plataforma ideal. E, principalmente, esse público já não enxerga mais a TV com relevância. E isso é um problema para o mercado todo, afinal, precisamos criar as próximas gerações de telespectadores.

Mas, voltando à questão no SBT, direção artística e de programação, conselheiro e presidente do SBT terão que, mais cedo ou mais tarde, tomar uma decisão sobre o Bom Dia & Cia. Do jeito que está, mais do que provado que não funciona e, para piorar, prejudica todo o trabalho e investimentos ao redor. É fundamental deixar paixões e apegos de lado. Um amigo que trabalha no SBT me fez a seguinte pergunta: “por que cancelaram rapidamente a novela Eternamente Apaixonados e com Bom Dia & Cia insistem no projeto?”. Claro que ele aponta para o fato de Rinaldi Faria ser conselheiro (e palavra forte nas decisões) e dono da marca Patati e Patatá. E saber de todo o potencial comercial da dupla de palhaços. Mas, a essa altura dos acontecimentos, melhor rever essa aposta na TV.

Esse amigo ainda me fez outra provocação. “Por que já liberaram o sensacionalismo e a repetição de imagens nos jornais da manhã e tarde? Não foi a orientação ser menos Record e mais SBT?”. Realmente, quem assiste ao Primeiro Impacto, Tá na Hora e Alô Você percebe que tudo isso voltou à tela porque o que vale é tentar recuperar a vice-liderança.

Fonte :José Armando Vannucci

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luiz Bacci no SBT? O que Daniela Beyruti pensa para o ex-Record em 2025

Eliana confirma volta ao SBT um ano após deixar a emissora

SBT mantém conversas com a Liga Forte União e pode acertar com os 12 times para a transmissão do Brasileirão