4 respostas de Daniela Beyruti: saiba o que a dona do SBT espera do futuro da emissora

Foto de Daniela Beyruti, presidente do SBT

Daniela Beyruti concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Gabriel de Oliveira, publisher do TV Pop (foto: Reprodução/SBT)

 Historicamente avessa a entrevistas não roteirizadas, Daniela Beyruti aceitou conversar com a reportagem do TV Pop na última semana. A herdeira de Silvio Santos (1930-2024) e atual presidente do SBT não pensou duas vezes em fazer uma pausa em sua agenda na Rio2C depois que foi comunicada da presença do portal — consolidado como maior site independente sobre TV, de acordo com dados da Comscore — por Maisa Alves, chefe da assessoria de imprensa da emissora. Foi uma breve conversa, mas sincera, em que a executiva não hesitou em falar sobre temas espinhosos.

Pela primeira vez, Daniela aceitou falar sobre o desempenho insatisfatório de audiência da recém-estreada nova versão do Bom dia & Cia, que voltou ao ar sob o comando da dupla Patati Patatá. Confrontada com o crescimento de audiência da Record desde o retorno do programa infantojuvenil, a executiva garantiu que “já imaginava” que o Balanço Geral voltaria a ganhar fôlego com as mudanças promovidas pelo SBT. Ela, no entanto, defende a permanência do formato na programação, assegurando que, acima dos índices de ibope, a rede tem uma missão social com o projeto.

A herdeira do homem do Baú também falou abertamente sobre a criação de uma lei anti-desgraça nos noticiosos da emissora, fato antecipado em primeira mão pelo TV Pop. Perguntada se isso não seria uma espécie de contrassenso com a volta do Aqui Agora, formato que chegou a transmitir um suicídio em rede nacional nos anos 1990 e que rendeu uma multa de mais de R$ 1 milhão para a emissora, a presidente do SBT diz esperar que a nova equipe da atração “não passe do ponto”. “Nós temos que dar notícias, isso não se discute. Mas não temos que explorar”, defendeu.

Daniela Beyruti também confirmou outro fato antecipado pela reportagem ao longo do primeiro semestre: a emissora continua se preparando para o lançamento do SBT News, canal de notícias que rivalizará diretamente com a Record News em sinal aberto, ocupando a atual sintonia da Rede Mais Família, pertencente ao empresário Rinaldi Faria, que é um dos principais conselheiros da executiva no comando da rede.

Por fim, a presidente do SBT sentenciou qual é o seu principal objetivo para este ano: que as pessoas voltem a falar do SBT com amor. A seguir, confira a íntegra da entrevista de Daniela Beyruti para o jornalista Gabriel de Oliveira, publisher do TV Pop:

O Bom dia & Cia é um desafio e um problema, certo? Até aqui, ele serviu apenas para turbinar a audiência da Record. O Balanço Geral, que estava passando por uma turbulência, voltou a dar picos de primeiro lugar…
Eu já imaginava isso. Não é que eu não esteja preocupada com audiência, longe disso. É como eu já disse antes: acredito que uma emissora aberta tem que ter programação para todo mundo, e eu acredito que muitas crianças no Brasil não tem acesso a um conteúdo de qualidade. Eu escuto de muitas mães, e isso na história do SBT como um todo, que elas confiam no SBT para ser uma babá para os seus filhos, porque elas sabem que o SBT não vai exibir nenhum conteúdo inadequado. Nós sempre nos orgulhamos em fazer isso, meu pai sempre gostou disso. A gente precisou tirar um pouco a mão por conta de algumas restrições. Mas o SBT, sem programação infantil, não tem cara de SBT. Não estamos mirando audiência, estamos mirando a reconstrução da marca.

Você já disse muitas vezes, publicamente e internamente, em reuniões expostas pelo TV Pop, que não é muito fã de conteúdo policial e de tragédias. Isso não vai de encontro com o retorno do Aqui Agora? Ok, a versão original dele era conhecida pela irreverência, mas ao mesmo tempo estamos falando de um jornal que exibiu um suicídio em rede nacional.
Foi justamente nesse episódio que ele saiu do ar, né? O pessoal que fazia o Aqui Agora daquela época passou do ponto. Eu espero que o pessoal da nova versão também não passe do ponto. E eu acho que nós temos que dar notícias, isso não se discute. Mas acho que não temos que explorar a notícia, sabe? Não tem que ficar lá colocando dez vezes a mesma imagem de uma pessoa com a cabeça ensanguentada. Não precisa colocar dez vezes a imagem de uma pessoa tomando tiro na cabeça. Entendeu? Não precisa. Mas você vai ter que dar esse tipo de notícia, esse tipo de coisa acontece no dia a dia. Só que assim… a gente pode fazer isso com um pouco mais de humor, com pessoas que quebram aquele estereótipo de rigidez e seriedade. O Aqui Agora é isso.

Falando em jornalismo… Como anda o projeto do SBT News na televisão aberta? Nós soubemos que a Rede Mais Família, do Rinaldi Faria, seria usada pra isso.
Já está em andamento. Você está sabendo demais. Será, em um primeiro momento, no YouTube, até estava falando com a Maisa [Alves, chefe da assessoria de imprensa do SBT] sobre isso. E, em um segundo momento, teremos uma suíte desse projeto na televisão.

E onde o SBT planeja estar no final de 2025? Não estou falando apenas de audiência, mas do posicionamento da marca como um todo.
Eu quero voltar a estar no coração dos brasileiros. Eu quero voltar a ver que as pessoas estão falando da gente com amor, com aquela de coisa de ‘você viu o SBT, você viu aquilo, você viu a Patricia [Abravanel], você viu o Celso [Portiolli], você viu A Praça [é Nossa], o Ratinho’. Eu quero que isso volte… e está voltando, né? Eu quero estar cada vez mais presente na vida das pessoas. Eu quero que o SBT esteja cada vez mais presente na vida dos brasileiros. E quero continuar levando conteúdos que servem para engrandecer as pessoas.


Fonte : TV Pop

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