SBT emite nota de pesar pelo falecimento de Wanderley Tribeck, o primeiro Bozo do Brasil


Wanderley como Bozo (Erasmo de Souza/SBT)

O primeiro Bozo brasileiro a nos ensinar que o melhor é "sempre rir", nos deixou: Wanderley Tribeck, faleceu na noite de ontem, 18, aos 73 anos, em decorrência de um infarto. Ele se sentiu mal em casa, na cidade de Balneário Camboriú (SC) e foi levado para o Hospital Municipal Ruth Cardoso, mas não resistiu e faleceu à noite.


Wanderley em recente participação no The Noite (Lourival Ribeiro/SBT)


Nascido artista e abençoado com o dom circense, Wanderley Tribeck deu vida ao palhaço Wandeko Pipoka nos anos 70. Ele se apresentou em vários circos pelo Brasil e participou de programas de televisão, incluindo o Show de Calouros. Foi lá que conheceu Valentino Guzzo, que o recomendou para um teste com Silvio Santos e Larry Harmon, o detentor dos direitos do palhaço Bozo. Com seu talento e desenvoltura, Wanderley foi escolhido por ambos, Silvio e Larry, para ser o primeiro intérprete do Bozo no Brasil.

Wanderley como Bozo com Silvio Santos (Erasmo de Souza/SBT)

Em 1980, Wanderley foi contratado pela TVS e estreou o programa em setembro daquele ano. O carisma e a autenticidade de Wanderley rapidamente fizeram do palhaço Bozo o "melhor amigo das crianças", causando um fenômeno com o lançamento de brinquedos, produtos infanto-juvenis e um LP, além de alcançar a liderança de audiência. O programa, com duração de 30 minutos, contava com esquetes humorísticas e interações com a plateia.


Além disso, Wanderley liderou o programa dominical Silvio Santos e Bozo, um segmento infantil do Programa Silvio Santos, onde havia uma interação entre Silvio e Bozo. Com grande sucesso, o programa recebeu o Troféu Imprensa de melhor programa infantil em 1980 (na premiação de 81) e em 1981 (na premiação de 82).

Wanderley como Bozo recebendo Troféu Imprensa (João Batista da Silva/SBT)

Após sair do SBT em 1982, Wanderley liderou programas nas emissoras Record e Gazeta, revivendo seu personagem Wandeko Pipoka.


A diretoria do Sistema Brasileiro de Televisão expressa publicamente sua gratidão a Wanderley pelo pioneirismo no início do SBT, contribuindo para o sucesso e a história da emissora com programas infantis que marcaram várias gerações. Rogamos a Deus que dê conforto aos corações de sua esposa, filho e netos. Temos a certeza de que o primeiro intérprete do adorado palhaço Bozo jamais será esquecido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrações Nesta Quarta(19)

Bomba: Eliana pede demissão do SBT e deixa emissora de Silvio Santos depois de 15 anos

REI DA TV ! Silvio Santos completa 93 anos