TV precisa olhar para todo o Brasil. Números deixam isso bem claro

 Os diretores das emissoras de TV não olham somente para as audiências em São Paulo e Rio de Janeiro, principais mercados da televisão no país. A cada dia aumenta a preocupação com o desempenho no PNT e em diversas cidades, justamente porque a preocupação é ter uma rede rentável e, principalmente, entregar bem para que as afiliadas também possam faturar melhor.

Patrícia Abravanel junto com o auditório no Programa Silvio Santos
O Programa Silvio Santos é um exemplo de bons números em outras cidades que nào São PauloGabriel Cardoso/SBTA Globo tem essa preocupação em olhar o todo e, por isso mesmo, não entra em desespero quando uma novela, por exemplo, vai mal em alguma cidade ou região. Mas, o equilíbrio nacional consegue trazer um bom respaldo comercial.

    É nesse mesmo sentido que o SBT caminha há alguns anos. A emissora tem fortalecido a relação com suas afiliadas e aberto possibilidades para que elas consigam ampliar a venda de espaços publicitários.

    Alguns exemplos fora do eixo Rio-SP

    Quando a gente analisa por esse olhar mais amplo, encontra cenários beminteressantes nas audiências da TV. Por exemplo, no domingo passado (04/02), o Programa Silvio Santos marcou 6,1 de média e 10,7% de share na Grande São Paulo. Isso representa 3,6 milhões de telespectadores. Em Porto Alegre, a atração registrou 4,5 pontos de média e 8,7% de share. Em Belo Horizonte, o Programa Silvio Santos fechou com 6,1 pontos, Manaus ficou com 5,1 pontos, Recife 4,7 pontos e em Goiânia, 6,3 pontos de média.

    Entretanto, no Rio de Janeiro, o Programa Silvio Santos foi mais curto em função da transmissão do Campeonato Carioca, o dominical de Patrícia Abravanel foi exibido das 21h02 às 23h55 e garantiu a vice-liderança na média geral com 5,6 pontos, o que corresponde a 9,8% do público do horário.

    Já no PNT (Painel Nacional da Televisão), por exemplo, o programa marcou 5,5 de média e 10,3% de share, um impacto em 11,9 milhões de domicílios.

    Mais números

    Eliana é outro programa que sempre está nos olhares dos responsáveis por campanhas e estratégias. A apresentadora alcança mais de 14 milhões de pessoas aos domingos e, até semana passada, garantiu a vice por cinco domingos consecutivos.  

    No PNT, o dominical marcou na semana passada 5 pontos de média e 9,7% de share. Em São Paulo garantiu 5,6 de média e 9,7 de share.

    Também usando o domingo passado (04/02) como exemplo, a atração fechou com 2,6 de média em Porto Alegre, em Belo Horizonte marcou com 5,5 pontos, Manaus 2,6 pontos, Recife 5,8 pontos e em Goiânia 5,0 de média.

    Eu citei esses números como exemplo para mostrar a importância dos executivos das emissoras de TV olharem mais para o cenário nacional e não produzir conteúdo apenas para atender ao público de São Paulo e Rio de Janeiro. Mesmo porque tem uma parte da audiência que não é medida, uma vez que as medições estão restritas a capitais e grandes cidades.

    Fonte : José A. Vannucci- Portal Alta Definição

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Atrações Nesta Quarta(19)

    Bomba: Eliana pede demissão do SBT e deixa emissora de Silvio Santos depois de 15 anos

    REI DA TV ! Silvio Santos completa 93 anos