Institucional do SBT News repercute com fala de Silvio Santos sobre sensacionalismo

O SBT News estreou sua campanha institucional com um vídeo que rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais. A peça publicitária utiliza falas de Silvio Santos (1930 – 2024) sobre a relevância do jornalismo na televisão, mas acabou provocando discussões pela aparente contradição entre o discurso e a prática da emissora.
No vídeo, o apresentador afirma que “na minha televisão, o jornalista que quiser trabalhar comigo vai procurar no ser humano as qualidades do ser humano”. Em seguida, reforça que “quem tem a responsabilidade de uma rede de televisão, tem a responsabilidade de melhorar a comunidade, de melhorar o país”. A mensagem prossegue com a defesa de uma filosofia editorial que, segundo ele, não se afastaria desses princípios.
O trecho que mais chamou atenção, no entanto, foi a declaração de que “o jornalismo do SBT não é para fazer sensacionalismo, é para informar com respeito”. A frase, embora impactante, gerou debate por não refletir a realidade de parte da programação da emissora.
Programas como Primeiro Impacto e Alô Você são frequentemente apontados por críticos como exemplos de conteúdo policialesco com apelo ao sensacionalismo. Além disso, afiliadas da rede também se envolvem em polêmicas, como o episódio no Alô Juca, da TV Aratu (SBT Bahia), em que o apresentador pediu a um cinegrafista para mexer em um corpo encontrado ao vivo. Ele queria identificar o homem morto.
Apesar das controvérsias, há expectativa de que o novo canal mantenha o compromisso de oferecer informação sem exageros. O projeto está sob a direção de Leandro Cipoloni, profissional com passagens pela RECORD e CNN Brasil, que busca consolidar uma linha editorial mais equilibrada.
Assista ao vídeo:
A estreia do SBT News
O SBT News estreia na próxima segunda-feira (15) nas principais operadoras de TV por assinatura, como Claro TV, Sky e Vivo. Também estará disponível no YouTube e em plataformas como Samsung TV, LG TV e Roku TV.
O evento de lançamento acontece nesta sexta-feira (12) e deve contar com autoridades, incluindo o presidente Lula. Para a cobertura, a emissora alterou sua grade, cancelando a exibição de Coração Indomável e Casos de Família, enquanto o Fofocalizando permanecerá no ar por três horas.
O elenco do novo canal reúne nomes de peso do jornalismo brasileiro, como Amanda Klein, Celso Freitas, Raquel Landim, Basília Rodrigues, Camila Mattoso, Leandro Magalhães e Lucio Sturm, entre outros.
Fonte : Portal Alta Definição
Comentários
Postar um comentário