Jornalista do SBT Brasília cria site sobre notícias positivas

“O mundo está repleto de boas notícias, só faltava observar e passar pra frente”. Esse foi um dos lemas que impulsionou a jornalista brasiliense Rachel Castro, que hoje trabalha no SBT do Distrito Federal como apresentadora do “SBT Redação”, a reunir notícias boas para criar um portal voltado para este tipo de segmento. Foi daí que surgiu a ideia do site “De Boas Notícias”. 

Ao trabalhar remotamente para outra emissora no início da pandemia, a então editora-executiva de um programa policial, que foi um dos líderes de audiência no Distrito Federal, resolveu transformar completamente o rumo da carreira. Foi nesse momento de turbulência que Rachel pediu afastamento do trabalho para investir em reportagens mais leves.

“Foi um processo doloroso, pois amava a rotina das hardnews, mas senti que precisava fazer algo que trouxesse um pouco de conforto e alegria às pessoas neste momento. Lembro-me que ouvia muito pedido das pessoas sobre ter um espaço em que elas escolhessem o que queriam ver. Nos primeiros meses da nova onda do coronavírus, as pessoas já não aguentavam mais ver tantas notícias ruins na imprensa. E esse foi um dos principais motivos para resolver ‘virar a chavinha'”, afirmou jornalista.

O “De Boas Notícias” está no ar desde o fim de outubro e já alcançou números impressionantes de visualizações. Além da criadora, dois colaboradores e a jornalista Vivian Chagas ajudam a produzir o conteúdo diário. A equipe também está desenvolvendo um espaço para ajudar pessoas, chamado “Transforme”.

“O Transforme tem o objetivo de publicar casos que possam se tornar uma história de boas notícias com a ajuda das pessoas. Em síntese, vamos usar nossa experiência de jornalismo para tentar sensibilizar as pessoas com as histórias que muitos não conseguem espaço para contar.”

Nas redes sociais, as notícias são geralmente acompanhadas com frases de bom humor, pois de acordo com Rachel, o próprio nome leva um duplo sentido propositadamente desenvolvido para incluir o jovem como leitor do site. Mas ela enfatiza que o intuito do “De Boas Notícias” não é ignorar os problemas do mundo, porém apresentar as iniciativas louváveis e positivas que, muitas vezes, fica em segundo plano na mídia tradicional.

“Não acredito que precisamos nos fechar para os problemas do mundo, em absoluto. Contudo, penso sim que podemos dar o mesmo espaço para boas notícias que hoje, claramente, são menos difundidas nos grandes veículos de mídia. Só tentamos equilibrar esse pólos”, explica a jornalista, que adianta sobre o projeto também ser um veículo de comunicação totalmente multimídia e integrado às redes sociais, com as informações entregues ao público em formato de reportagens, imagens, vídeos, transmissões ao vivo e podcasts.  

Rachel Castro é um rosto conhecido na televisão brasiliense. Trabalhou por 10 anos na afiliada da RedeTV! no Distrito Federal, a TV Brasília, como diretora dos programas DF Alerta e Clube TV. Atualmente é editora e apresenta o boletim de notícias “SBT Redação” da capital federal. Antes de trabalhar na área, ela concluiu o bacharelado em Direito pelo Centro Universitário Unieuro, em 2007.

Fonte : Bastidores da TV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrações Nesta Quarta(19)

Bomba: Eliana pede demissão do SBT e deixa emissora de Silvio Santos depois de 15 anos

REI DA TV ! Silvio Santos completa 93 anos