Um ano após a morte de Gugu Liberato, familiares do apresentador lançam campanha para conscientização sobre doação de órgãos

Em 21 de novembro de 2019 um trágico acidente doméstico em Orlando, Florida, Estados Unidos, tirou de cena o apresentador Gugu Liberato, aos 60 anos. Atendendo a uma vontade dele, seus órgãos, tecidos e ossos foram doados e segundo a Our Legacy, instituição que cuidou de todos os trâmites referentes à retirada, conservação e intermediação com os pacientes necessitados, cerca de 50 pessoas foram beneficiadas com este ato.

O objetivo da campanha é incentivar as pessoas a seguirem o exemplo de Gugu declarando-se doadoras. Informações do Registro Brasileiro de Transplantes dão conta que, em 2019 a taxa de doadores efetivos no Brasil cresceu 6,5%. A grande divulgação na mídia nacional sobre a doação dos órgãos e tecidos de Gugu Liberato, na Flórida, foi um fator decisivo para esse crescimento.

No Brasil, 41.455 pessoas aguardam por um órgão (dados do primeiro semestre de 2020). Somente no primeiro semestre de 2020, 1384 pessoas morreram durante essa espera. A negativa familiar é um dos principais motivos para que um órgão não seja doado no país. Uma das razões para essa recusa é a falta de conhecimento sobre o que é a morte encefálica, além de outros mitos relacionados à doação de órgãos.

O impacto da Covid

Em 2020 os números de doadores de órgãos, que já estavam abaixo do esperado pelo Ministério da Saúde, tiveram uma queda de 32% nas doações de órgãos entre o primeiro óbito registrado por Covid-19 até o final de junho de 2020, impactando negativamente em 43% o número total de transplantes de todos os órgãos.

Embora a grande maioria da sociedade veja a doação de órgãos e tecidos como um ato de solidariedade e amor, ela sempre acontece num momento de extrema dor, e só se concretiza após a autorização dos familiares. Trata-se de uma decisão difícil a ser tomada num momento extremamente dolorido. O impacto de receber a notícia de uma morte inesperada é imensurável, e tomar decisões num momento como esse não é fácil para ninguém.

Protagonizada pela família do apresentador, a campanha Gugu Vive foi desenvolvida em parceria com a “Colabore com o Futuro” (negócio social que tem como objetivo ampliar o acesso da população à saúde), o Escritório de Advocacia Carlos E. F. Regina e a jornalista Esther Rocha, contando com o apoio da ABTO – Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

A partir de 19 de novembro várias ações conjuntas com os meios de comunicação acontecerão com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, esclarecer alguns mitos e explicar a importância de conversarmos com nossas respectivas famílias sobre o assunto.

Em um comercial para tv e internet, João Augusto, Marina e Sofia Liberato, filhos do apresentador, Maria do Céu, mãe, Aparecida e Amandio Augusto, irmãos, convidam a população à se declararem doadoras e dividem a sua experiência de autorizar a retirada dos órgãos em um momento tão difícil: “Gugu nos mostrou que fazer o bem nos ajuda a diminuir a dor. Com a doação de seus órgãos, pudemos dar uma oportunidade de recomeço e alegria para outras famílias, e isso nos trouxe paz em um momento difícil”.

Além do vídeo, a campanha Gugu Vive conta com banners digitais e um filtro de Instagram que será divulgado para motivar as pessoas a postar em seus storys e marcar suas respectivas famílias para que estejam cientes dessa escolha. Todo material promocional será enviado aos meios da comunicação (emissoras de tv, portais, sites e blogs, rádios, jornais, revistas) com um pedido de engajamento como apoiadores.

Todos os profissionais envolvidos na campanha Gugu Vive trabalharam como voluntários. Assim foi possível a criação, organização, produção de áudio, vídeo e material gráfico sem custo algum.

Realizadores e parceiros

Maria do Céu Liberato – mãe
João Augusto Liberato, Marina e Sofia Liberato – filhos
Aparecida Liberato e Amandio Augusto Liberato – irmãos
Carlos Eduardo Farnesi Regina – advogado
Esther Rocha – jornalista e assessora de imprensa que trabalhou com o apresentador durante 27 anos.

Colabore Com o Futuro

A “Colabore com o Futuro” é o primeiro negócio social de advocacy da América Latina e convoca a sociedade a participar das decisões de saúde junto ao governo, criando de maneira transparente e sustentável políticas públicas mais democráticas, justas e efetivas. A organização é a força que une a população, o mercado e os representantes da administração pública em torno de um sistema que garanta o acesso à saúde para todos.

As imagens de Gugu usadas no comercial da campanha foram cedidas pela Record TV.

Trilha sonora elaborada e cedida gratuitamente por “Doremix Produções” e
interpretada por Beto Paciello, Tuta Aquino e Vitor Rocha.

Câmera 5 Som e Imagem
Produtora independente com 34 anos de atuação no mercado de produções
audiovisuais, criada e dirigida por Elias Abrão, irmão da apresentadora Sonia Abrão.

Doremix Produções
Empresa de produção musical independente, vencedora de prêmios e especializada em composição original, branding e design de som para televisão, radio e cinema.

BKS
Produtora de áudio, vídeo e legendagem com sedes em São Paulo e Miami. Fundada em 1975.

Livraria Cultura – Teatro Eva Hertz

Vídeos, fotos e banners para imprensa e apoiadores estão disponíveis no site www.guguvive.com.br
Instagram e facebook: @guguvive

Fonte: Bastidores da TV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrações Nesta Quarta(19)

Bomba: Eliana pede demissão do SBT e deixa emissora de Silvio Santos depois de 15 anos

REI DA TV ! Silvio Santos completa 93 anos