SBT segue líder absoluto no YouTube e só perde para a Globo no Twitter, Facebook e Instagram
Em 2018, a RedeTV ultrapassou o SBT no número de inscritos no YouTube, alcançando a liderança entre as emissoras de TV no Brasil. Com quase 6,8 milhões de inscritos no canal @redetvhdbrasil, a emissora está com cerca de 300 mil seguidores a mais que o @sbtonline. No número de visualizações, no entanto, a diferença é muito mais acentuada. RedeTV (4,1 bilhões) e SBT (1,8 bilhões). O SBT possui conta desde 2008 e 22 mil vídeos no canal. Já a RedeTV entrou em 2011 e já postou 18 mil vídeos no canal, tendo nas famosas pegadinhas seu melhor desempenho.
Apesar da liderança no canal oficial, a RedeTV não é a emissora com maior importância no YouTube. É o que revela levantamento exclusivo do Bastidores da TV. Enquanto a RedeTV concentra seus vídeos e produções no único canal oficial, o SBT utiliza diversos canais oficiais com ampla audiência. Para se ter ideia, apenas o canal @sbtthenoite possui 6,1 milhões de inscritos e quase 1,6 bilhões de visualizações. O canal da novela “As Aventuras de Poliana” já conta com 3,35 milhões de inscritos e 777,6 milhões de visualizações. Assim como as pegadinhas da RedeTV, o SBT também faz sucesso com o canal “Câmeras Escondidas Programa Silvio Santos”. Criado em 2013, o canal oficial já conta com 3,4 milhões de inscritos e 1,45 bilhões de visualizações. Todas as novelas infantis produzidas pelo SBT possuem canais ativos no YouTube somando quase 13 milhões de inscritos. A emissora não costuma disponibilizar todos os seus programas na íntegra. Já os capítulos das novelas são retirados do ar após um tempo, uma vez que a emissora costuma reprisar suas produções infantis.
Apesar da liderança no canal oficial, a RedeTV não é a emissora com maior importância no YouTube. É o que revela levantamento exclusivo do Bastidores da TV. Enquanto a RedeTV concentra seus vídeos e produções no único canal oficial, o SBT utiliza diversos canais oficiais com ampla audiência. Para se ter ideia, apenas o canal @sbtthenoite possui 6,1 milhões de inscritos e quase 1,6 bilhões de visualizações. O canal da novela “As Aventuras de Poliana” já conta com 3,35 milhões de inscritos e 777,6 milhões de visualizações. Assim como as pegadinhas da RedeTV, o SBT também faz sucesso com o canal “Câmeras Escondidas Programa Silvio Santos”. Criado em 2013, o canal oficial já conta com 3,4 milhões de inscritos e 1,45 bilhões de visualizações. Todas as novelas infantis produzidas pelo SBT possuem canais ativos no YouTube somando quase 13 milhões de inscritos. A emissora não costuma disponibilizar todos os seus programas na íntegra. Já os capítulos das novelas são retirados do ar após um tempo, uma vez que a emissora costuma reprisar suas produções infantis.
Enquanto isso, na contramão, a Band não possui atualmente um canal oficial da emissora no YouTube, mantendo apenas o “Band Jornalismo”, com 362 mil inscritos, 65,3 milhões de visualizações e 7,1 mil vídeos. Seu portal também disponibiliza vídeos da programação e é hospedado no UOL. Com 2,3 milhões de inscritos e quase um bilhão de visualizações, o canal oficial do “MasterChef Brasil”, acaba salvando a imagem da emissora na maior plataforma gratuita de vídeos da internet brasileira.
Enquanto isso, Globo e Record TV decidiram investir em plataformas próprias, pouco utilizando o YouTube para postagens de suas produções. O canal @redeglobo possui apenas 1,78 milhões de inscritos, 7,8 mil vídeos e 583 milhões de visualizações. O canal foi criado em 2014. Com os mesmos 7,8 mil vídeos postados, o canal @recordtv possui um pouco mais de um milhão de inscritos e 296 milhões de visualizações, desde 2006. Com o “Globoplay” e o “PlayPlus”, Globo e Record disponibilizam poucos vídeos gratuitos, obrigando seus telespectadores a assinarem seus aplicativos. Se por um lado a Record TV não tem seu canal oficial em destaque, antenada na força da internet, a emissora vem apostando em atualizações diárias de vídeos em canais oficiais de alguns programas no YouTube. “Balanço Geral”, “Cidade Alerta”, “Hora do Faro”, “Domingo Espetacular” e “Domingo Show” possuem mais inscritos e impacto do que o canal oficial da emissora, que até ensaia a produção de conteúdo inédito. Apesar do conteúdo exclusivo para assinantes do PlayPlus, reportagens e alguns quadros destes programas continuam sendo postados no YouTube.
Embora o SBT também tenha estudos para a criação de uma plataforma de vídeos própria, a emissora está satisfeita com seu desempenho no YouTube, onde também disponibiliza seu sinal ao vivo e pretende em breve agregar os canais de todas as suas 114 emissoras no @sbtonline. O expressivo número de visualizações no YouTube faz com que SBT e RedeTV tenham um retorno financeiro pagos pela Google e por isso são as duas emissoras que atualmente mais investem em conteúdos exclusivos para a plataforma, contando com estúdios próprios para isso. Existe a possibilidade do SBT fortalecer sua parceria com o Youtube, oferecendo conteúdo Premium para assinantes da plataforma. Um pedido frequente nas redes sociais e que o SBT deve investir é o espaço dado em seu portal e no canal “SBT Jornalismo”, para que os jornais também possam ter suas edições postadas na íntegra, como já ocorre em diversas praças. Com 434 mil inscritos e 23 mil vídeos postados desde 2011, o canal “SBT Jornalismo” mostra ter potencial com cerca de 158 milhões de visualizações. Junto com o canal “Conexão Repórter”, o SBT soma 1,1 mi de inscritos em seu jornalismo. Sem contas específicas para seus telejornais “SBT Brasil”, “Primeiro Impacto” e “SBT Notícias”, o SBT perde de lavada para os programas jornalísticos da Record TV, que somadas as contas oficiais no YouTube chegam a quase 7 milhões de inscritos, tornando o jornalismo a principal vitrine da emissora no YouTube. Por outro lado, o SBT possui canais oficiais para praticamente todos os seus programas de entretenimento que somados aos inscritos e visualizações do canal principal tornam a emissora líder absoluta no YouTube, mesmo que esteja há cerca de 300 mil inscritos a menos que a RedeTV no canal principal, pois a penetração de todos os canais oficiais do SBT na plataforma alcança números incomparáveis e inatingíveis até mesmo pela soma de todos os canais oficiais de emissoras de rede e seus programas. Considerar a RedeTV líder na plataforma por concentrar em apenas um canal oficial todos os seus programas e desconsiderar que o SBT tem contas específicas para cada atração, propicia uma falsa impressão da realidade, baseada em números que apontam a emissora de Silvio Santos a mais relevante no YouTube e muito mais abrangente do que todas as suas concorrentes.

Globo é líder nas redes sociais
Apesar de não ter forte penetração no YouTube, a Globo continua isolada na liderança de audiência em todo Brasil e também nas três principais redes sociais. A emissora se destaca principalmente no Twitter, onde está com 7 milhões de seguidores a frente do SBT, o segundo colocado, que se se aproxima da líder no Facebook e Instagram. Somando Twitter, Facebook e Instagram, a Globo leva vantagem em 10 milhões de seguidores, enquanto o SBT (vice-líder), aparece com 5,8 milhões a mais que a Record TV. Entre as cinco principais redes comerciais de TV, a RedeTV é a quarta colocada e a Band aparece numa distante quinta colocação, o que demonstra que a emissora vive numa fase de total falta de identidade e organização. A Band atravessa um período de crise existencial, de audiência e financeira. Os números nas redes sociais demonstram que a emissora necessita reavaliar suas estratégias ou perderá a quarta posição em audiência para a RedeTV, a rede de televisão mais nova do Brasil, mas que apesar de uma programação de qualidade duvidosa, avança com destaque na internet. Enquanto isso, a Record TV que tenta recuperar a vice-liderança de audiência, perdida para o SBT, também necessita uma ação especial nas redes sociais, onde também aparece atrás da sua principal concorrente.
Apesar de não ter forte penetração no YouTube, a Globo continua isolada na liderança de audiência em todo Brasil e também nas três principais redes sociais. A emissora se destaca principalmente no Twitter, onde está com 7 milhões de seguidores a frente do SBT, o segundo colocado, que se se aproxima da líder no Facebook e Instagram. Somando Twitter, Facebook e Instagram, a Globo leva vantagem em 10 milhões de seguidores, enquanto o SBT (vice-líder), aparece com 5,8 milhões a mais que a Record TV. Entre as cinco principais redes comerciais de TV, a RedeTV é a quarta colocada e a Band aparece numa distante quinta colocação, o que demonstra que a emissora vive numa fase de total falta de identidade e organização. A Band atravessa um período de crise existencial, de audiência e financeira. Os números nas redes sociais demonstram que a emissora necessita reavaliar suas estratégias ou perderá a quarta posição em audiência para a RedeTV, a rede de televisão mais nova do Brasil, mas que apesar de uma programação de qualidade duvidosa, avança com destaque na internet. Enquanto isso, a Record TV que tenta recuperar a vice-liderança de audiência, perdida para o SBT, também necessita uma ação especial nas redes sociais, onde também aparece atrás da sua principal concorrente.
O desempenho das emissoras em seus aplicativos, plataformas, sites e portais e outros dados exclusivos deste levantamento do Bastidores da TV, estarão em breve na coluna assinada pelo jornalista Júlio César Fantin.

Fonte:*Escrito pelo jornalista Júlio César Fantin – Bastidores da TV
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