Teatro Silvio Santos: Primeira sede do SBT em São Paulo passa por grande reforma e tem futuro definido após duas décadas

O berço de uma história de sucesso, o embrião que serviu por duas décadas como sede e estúdios do SBT. Após 21 anos, desde a mudança das operações televisivas para o CDT da Anhanguera, o Teatro Silvio Santos, construído em 1956 e que abrigou o Cine Sol até 1976, quando o empresário e comunicador adquiriu o prédio o transformando em sede da recém-outorgada concessão da TVS, que poucos anos depois se tornaria o Sistema Brasileiro de Televisão, finalmente tem seu futuro definido.
Foram anos de especulações, até que um contrato de cinco anos foi firmado no ano passado. Com o custo mensal de R$ 25 mil, o espaço deverá abrigar um mega espaço de eventos (buffet), de propriedade de empresários da região. O imóvel está localizado no bairro do Carandiru – Zona Norte de São Paulo. A imobiliária que alugou o prédio pedia R$ 50 mil, mas o valor acabou sendo bem menor em virtude das reformas que estão sendo realizadas pelo locatário.

Local foi palco de grandes atrações do SBT, desde a criação da TVS até a inauguração do CDT da Anhanguera.

O projeto, que por questões estratégicas ainda é mantido a sete chaves, deverá preservar algumas das características do prédio, como os camarins de Hebe Camargo e Silvio Santos. Foi no estúdio da Avenida General Ataliba Leonel, que o “Homem do Baú” conquistou “o auditório mais feminino do Brasil”. Entre 1996 e 1998, a emissora inaugurou o Complexo Anhanguera e transferiu para lá todas as gravações. O teatro foi usado pela última vez para fazer o saldão do Baú da Felicidade no início de 2012. Em 2013, o SBT chegou a informar que a partir de 2013 o antigo teatro seria alugado para uma rede de supermercados.
Em 2017, um projeto ousado chegou a ser cogitado para o local. O Teatro Silvio Santos passaria a sediar o Museu SBT/Silvio Santos com mais de 400 itens da exposição “Silvio Santos vem aí”, além das peças que hoje se encontram no hall da fama, na sede do SBT em Osasco. O projeto durou cerca de um ano, mas decisão do conselho do Grupo Silvio Santos decidiu suspender a ideia por tempo indeterminado. O prédio foi invadido em novembro de 2016, por cerca de 60 pessoas que se diziam ligadas ao movimento Sem Teto.

Em setembro de 2018, o “Operação Mesquita” visitou o Teatro Silvio Santos, antes do início das obras que transformarão o local em um espaço para eventos, com inauguração prevista para esse ano. Local é até hoje querido pela população da Zona Norte que lotava os arredores da Ataliba Leonel, em dias de gravação.

Desde 2012, muito se cogitou sobre o futuro do local. De supermercado, museu, restaurante a um espaço para buffet e eventos. No ano passado, o apresentador Otávio Mesquita e a coordenadora de comunicação social do SBT, Maísa Alves, visitaram o espaço pela última vez antes da reforma. Pedaços de cenários antigos, camarins, roupas e objetos ainda se encontravam praticamente intactos.
Procurada pelo Bastidores da TV, a assessoria de imprensa do SBT confirma o destino do prédio que deu origem ao SBT e abrigou por anos atrações como Hebe Camargo, Silvio Santos, Ratinho, A Praça é Nossa, Raul Gil e Gugu Liberato. O local já está em obras e a reinauguração deve ocorrer ainda neste ano.

Silvio Santos adquiriu o Cine Sol após incêndio no Teatro Manoel de Nóbrega em 1978. Seu programa foi o primeiro e o último a ocupar o Teatro Silvio Santos. Apenas um ano após a inauguração do CDT, o apresentador deixou de gravar seu programa na Ataliba Leonel.

Fonte :*Escrito pelo jornalista Júlio César Fantin – Bastidores da TV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrações Nesta Quarta(19)

Bomba: Eliana pede demissão do SBT e deixa emissora de Silvio Santos depois de 15 anos

REI DA TV ! Silvio Santos completa 93 anos